O Instagram é o novo shopping.

Imagina só: um milhão de lojas vendendo produtos que você provavelmente compraria com base no seu comportamento on-line. Muitas plataformas estão tentando orientar as compras nessa direção. A Amazon, por exemplo, prevê quando terá de reabastecer seus papéis higiênicos; o Pinterest já deduz o que irá querer para renovar sua casa. Agora, o Instagram está indo além, sugerindo o que você pode consumir, de acordo com seu comportamento de navegação e o jeito mais fácil de obtê-lo.

Há um ano, o Instagram disponibilizou “comprar” nas postagens e também um espaço dedicado para shopping através do Explore. Seu feed, hoje, está cheio de posts compráveis de marcas ou contas que você segue, além daquelas que o próprio  Instagram acha que você irá gostar. Mais de 130 milhões de pessoas acessam essas tags todo mês. Mas o real processo de compra pode ser chato. Quer uma camisa da Zara? Um link te levará ao site adaptado para dispositivos móveis, que é aberto dentro da plataforma do Instagram. Em seguida, você chega a um processo complicado de finalização de compra. “Em vez de ter que passar por todo esse desajeitado fluxo para finalizar uma compra simples, agora você pode fazer tudo diretamente no Instagram”, explica Ashley Yuki, líder de gerenciamento de produtos, sobre a nova ferramenta facilitadora.

O recurso no aplicativo foi colocado em teste com 20 parceiros varejistas, incluindo  marcas como Nike, Burberry e Uniqlo, além de labels digitais, como Kylie Cosmetics, Outdoor Voices e Warby Parker. São mais de 1 bilhão de usuários no Instagram todos os meses e o aplicativo tem um dossiê detalhado sobre cada um deles. Para as marcas, é como abrir uma vitrine de loja em um shopping center no qual os clientes com maior probabilidade de compra serão automaticamente direcionados para a parte da frente dela.

O novo recurso ajuda a fazer da rede o único shopping que você precisará ir. Yuki diz que os internautas estão usando a plataforma para encontrar produtos que adoram, além de se conectar com seus amigos e familiares. “Estamos muito empolgados por dar um passo além e já dizer o que acontecerá com a nossa comunidade que chega ao Instagram e quer apenas fazer compras”, acrescenta. “É personalizado para você, com base nas marcas que segue e que talvez nunca teria descoberto de outra maneira. E é possível comprar tudo em um só lugar sem sair de casa. Isso é muito interessante.”

0 Comentários

Cancel