NADA DE MÃO DE ACADEMIA: O GUIA DEFINITIVO CONTRA CALOS

Calos nas mãos são comuns na vida de quem vai regularmente à academia e enquanto alguns levantadores de peso e amantes de crossfit mostram suas “mãos de academia” com orgulho, outros acham a pele áspera e endurecida nas palmas das mãos um incômodo desagradável.

Se você faz muitos exercícios segurando halteres e barras, a fricção e pressão de agarrar os objetos pode resultar em áreas espessas e endurecidas da pele. Sua pele faz isso para se proteger de mais danos e possíveis infecções.

Tão bem intencionado quanto sua pele pode ser, os calos ásperos e a pele descascada podem ser extremamente incômodos e perturbadores quando você está malhando ou realizando outras atividades. Felizmente, você não precisa mais aturá-los se não quiser. Se você é um frequentador de academia, montamos este guia sobre como evitar irritações nas mãos sem atrapalhar seu treino.

Hidrate Regularmente

A hidratação deveria ser uma parte fundamental da sua rotina de cuidados com a pele, especialmente se você sofre com ressecamento. Quando a pele está seca, sua função de barreira protetora perde força, tornando a pele mais suscetível aos calos e outros problemas.

Manter as mãos hidratadas é essencial para melhorar a saúde da pele e reduzir o atrito entre as mãos e a barra. Se você tiver óleo de coco em casa, considere usá-lo para hidratar e suavizar a pele áspera das mãos. De acordo com um estudo de 2019 publicado no Journal of Traditional and Complementary Medicine, o óleo de coco tem propriedades anti-inflamatórias e vários benefícios protetores da pele que podem manter as mãos saudáveis e fortes.

O óleo de coco é pegajoso, então você pode preferir aplicá-lo à noite, evitando tocar no rosto para prevenir surtos de acne. Durante o dia, pense em manter uma loção nutritiva por perto e passá-la sempre que for lavar as mãos.

Ajuste sua Técnica de Levantamento de Peso

Enquanto os calos são uma parte normal do levantamento de peso, seu tamanho e gravidade podem variar dependendo de como você pega a barra. Segurar a barra indevidamente pode levar a calos maiores, que são mais propensos a rachaduras e rasgos.

Mesmo halterofilistas profissionais nem sempre seguram a barra corretamente. Embora segurar a barra em suas palmas seja mais seguro, a melhor posição para a maioria dos levantamentos é segurar a barra entre a palma e os dedos, ao longo das juntas. Isso reduz o potencial de compressão e fricção da barra que resulta em calosidades dolorosas.

Use Luvas

Uma das maneiras mais fáceis de evitar calos é investir em um bom par de luvas de levantamento de peso. Este tipo de luva cobre as palmas das mãos e parte dos dedos, protegendo as mãos contra o atrito da barra.

Luvas de halterofilismo são um tanto controversas na academia. Enquanto alguns dizem que o material extra das luvas prejudica o desempenho, outros defendem que os benefícios das luvas de levantamento de peso superam os malefícios. Por exemplo, algumas pessoas transpiram tanto na academia que sofrem para segurar a barra corretamente, sem escorregar das mãos. Usar luvas pode ajudá-las a conseguir melhor aderência, protegendo ao mesmo tempo as mãos dos calos.

Passe Talco

Passar talco nas mãos pode ajudá-lo a obter uma melhor aderência na barra, reduzindo o suor nas mãos. O talco também é benéfico para movimentos rápidos e repetitivos que podem causar bolhas e machucados.

Aplique talco após cada aparelho para garantir que você tenha talco suficiente para formar uma camada protetora em suas mãos. A única advertência para o uso do talco é que ele é extremamente seco para as mãos. Isso pode tornar seus calos propensos a rasgar se você não os mantiver bem hidratados.

Depois do treino, certifique-se de lavar as mãos com um sabonete hidratante, seguido por um hidratante intenso. Isso ajudará a neutralizar os efeitos de secagem do talco e evitar que os calos fiquem muito ásperos.

Opções de Tratamento para Calos nas Mãos

Faça o que fizer, nunca coce ou abra os seus calos. Isso pode expor uma ferida dolorosa localizada abaixo deles, gerando risco de infecção. Em vez disso, considere os seguintes métodos para tratar calos na mão:

  • Molhe as Mãos Diariamente – Coloque as mãos em uma bacia com água morna e deixe-as de molho por 15 a 20 minutos. Isso irá suavizar os calos e eliminar a pele morta com mais facilidade. Na sequência, aplique uma loção para selar a umidade.
  • Lixe seus Calos – Até mesmo os halterofilistas que acreditam que os calos são uma coisa boa sabem que o ideal é não permitir que a pele morta se acumule. Lixar os calos ajudará a mantê-los suaves e permitirá que você agarre melhor a barra. Você pode usar uma lixa feita especificamente para calos de mão ou usar uma pedra-pomes para raspar a pele áspera.
  • Aplique Ácido Salicílico – Você talvez já está familiarizado com o ácido salicílico dos seus produtos para espinha. Com suas poderosas propriedades esfoliantes, o ácido é capaz de suavizar os calos nas mãos para remoção mais fácil. Em um estudo de 2011 publicado no Journal of Dermatology, pesquisadores utilizaram uma solução de ácido salicílico a 30% e descobriram que ele é um tratamento seguro e eficaz para calos e outros problemas. Para evitar danos ao tecido em volta do calo, consulte seu médico antes de aplicar o ácido.
  • Trate Calos Abertos Já – Se o calo abrir, pare de malhar imediatamente. Mergulhe a área em água morna e tente limpá-la suavemente com sabão. Em seguida, apare toda a pele que esteja em risco de rasgar e cubra a ferida com um curativo. Isso ajudará a reduzir o risco de infecção enquanto acelera o processo de cicatrização.

Últimas Dicas

Enquanto alguns fãs de academia acreditam que os calos são o preço que se deve pagar para levantar pesos, isso não é necessariamente verdade. Existem várias formas eficazes de prevenir e tratar as mãos de academia para que elas não sejam uma distração tão irritante na hora de malhar.

Se os seus calos ainda estão incomodando depois de algumas semanas tentando os métodos acima, é hora de procurar um dermatologista. Eles podem descascar o calo com segurança usando uma lâmina cirúrgica ou aplicar um tratamento pontual de ácido salicílico para soltar a pele morta e endurecida.

0 Comentários

Cancel