Talvez você já tenha visto “Old Tom” escrito em uma garrafa de gin e pensado no que exatamente aquilo significa.
Recentemente, fomos convidados para provar gins Old Tom no bar Whitechapel, em São Francisco, uma belo espaço em estilo punk que afirma ter a maior seleção de gins da América do Norte. Aprendemos tudo ao lado do especialista da casa, Carl Brown.
“Old Tom foi um tipo de gin feito na metade do século XIX”, diz Brown. “Havia adição de açúcar para mascarar o sabor das impurezas. O estilo desapareceu do mercado por um longo tempo e muitas destilarias voltaram a experimentá-lo agora”.
O nome vem de um costume da época em que os vendedores tinha um gato mecânico e os clientes depositavam uma moeda na boca do gato para que ele liberasse uma dose do gin no copo (ou mesmo na mão do consumidor).
Hammer & Son é o que há de mais próximo do gin Old Tom original. A Tanqueray produziu um Old Tom durante um tempo, mas o projeto foi abandonado (embora um pequeno lote ainda esteja disponível no Whitechapel).
Se um Old Tom é de uma destilaria conhecida, a fórmula geralmente é a mesma do produto padrão da empresa, mas com adoçante extra, como açúcar ou melaço. A bebida pode ou não ser envelhecida em barris. A opção pelo uso de barris pode ser uma opção atraente para amantes de whisky querendo se aventurar no mundo dos gins.
O drink favorito de Brown feito com Old Tom é o Martinez. O coquetel leva, além do gin, vermute doce, Luxardo Maraschino e bitters.
Outro grande drink é um Tom Collins, feita com gin Old Tom, limão, açúcar e água com gás.
“Eu também gosto de Old Tom com gelo”, diz Brown. “É realmente delicioso. O gin puro não é das coisas mais agradáveis ao paladar. Isso encurta a distância para alguém querendo provar a bebida”.
Citadelle é destilado na França com 19 botânicos, incluindo casca de laranja, cardamomo e yuzu. O adoçante é um tipo específico de açúcar mascavo do Caribe. A garrafa por si só já se destaca nas prateleiras.
“Esse é o meu Old Tom favorito. Os únicos botânicos são mel e zimbro”, diz Brown. “Ele é envelhecido em barris de whisky. É provavelmente o mais perto que um gin pode chegar do sabor de um whisky. Realmente delicioso”.
Anchor Old Tom é feito em São Francisco pela empresa que faz o gin Junipero e compartilha com ele os mesmos botânicos. Os adoçantes adicionais são anis estrelado e alcaçuz.
Himbrimi é uma homenagem à Islândia, feita com água do país e botânicos que são colhidos à mão todo verão nas margens dos rios islandeses. Novato, o Himbrimi já começou a colecionar prêmios.
0 Comentários