UMA OLHADA EM UMA DAS MELHORES COLEÇÕES DE CARROS DO MUNDO

Omar Alfardan, presidente e CEO do Alfardan Group, uma das mais bem-sucedidas empresas privadas do Catar, é um apaixonado por carros. A menos que você seja amigo dele, é pouco provável que já tenha visitado seu museu automotivo pessoal. Porém, um novo livro oferece uma rara visão da eclética coleção de Alfardan – e o que é dirigir uma obra de arte móvel.

Em My Friday Drives: Discovering the Letbelah Car Museum, da editora Rizzoli e disponível para pedido na Amazon, o escritor e apresentador de Top Gear America Jethro Bovingdon mergulha no renomado museu, que teve acesso concedido a todos os veículos.

Mikael Masoero
Mikael Masoero

A coleção de Alfardan consiste em mais de 120 carros e 35 motocicletas. “ELa integra mais de 100 anos de história”, escreve Bovingdon. “Há clássicos completos, hipercarros premiados, surpresas absolutas e até mesmo algumas máquinas que parecem inexplicáveis. Dentro de Letbelah há espaço para o sublime, o belo, o precioso e o selvagem”.

Mikael Masoero
Mikael Masoero

A coleção possui carros feitos entre 1911 e 2018 e inclui muitos clássicos modernos, como Aston Martin Lagonda, BMW M1 e Jaguar XJ220. E longe de serem simples peças de museu, eles são feitos para ser dirigidos. “Para um entusiasta, é um lugar de sonhos”, conta Bovingdon.

Mikael Masoero
Mikael Masoero

O autor ainda foi autorizado a dirigir qualquer um dos carros que quisesse enquanto escrevia o livro. As fotografias que acompanham os textos exibem muitas das máquinas na estrada, adicionando ainda mais verossimilhança. 

Mikael Masoero
Mikael Masoero

Também há entrevistas com Alfardan e Ibrahim Jaidah, responsável por desenhar o prédio impressionante que abriga a coleção. “Essa é a história de uma coleção de carros diversas, com curadoria meticulosa, às vezes misteriosa, sempre fascinante”, escreve Bovingdon, destacando que “pisar em Letbelah pela primeira vez foi de cair o queixo”.

Mikael Masoero
Mikael Masoero

Ele adiciona que “a história de Letbelah confunde expectativas. Essa é uma coleção que vive e respira e que vai além de uma simples lista de carros e valores associados a eles”. Do Rolls-Royce Silver Ghost 1911 de um marajá indiano a um dos 210 LaFerrari Apertas, Bovingdon “ficou com um sentido de alegria verdadeira que esses carros extraordinários ainda são usados e apreciados”.

Rizzoli
Rizzoli

“Se esse livro conseguir pelo menos começar a descrever por que essa coleção é tão especial e única, ficarei muito feliz”, declara o autor. E também ficará você quando tiver uma cópia dele em mãos.

0 Comentários

Cancel