A BMW acaba de lançar uma recriação da BMW Garmisch pelo influente designer italiano de automóveis Marcello Gandini, um carro-conceito clássico que desapareceu famosa e misteriosamente depois de fazer sua estreia no Salão do Automóvel de Genebra, em 1970.

“Marcello Gandini para mim é um dos grandes mestres do design automotivo e seus carros sempre foram uma importante fonte de inspiração para o meu trabalho”, diz Adrian van Hooydonk, vice-presidente sênior do BMW Group Design.

“Construir a BMW Garmisch pela segunda vez nos deu a oportunidade de prestar homenagem a Gandini, relembrar um de seus carros menos conhecidos e destacar sua influência estilística na evolução do design da BMW. Para mim, só isso foi motivo suficiente para fazer este projeto – preenchendo as lacunas e completando a história da BMW”.

A BMW foi capaz de construir o elegante e angulado carro em apenas dois meses usando a moderna tecnologia de modelagem 3D para clonar fielmente o modelo original de quase 50 anos atrás.

“Os projetos de Marcello Gandini sempre foram muito claros e limpos, mas também muito dramáticos”, diz van Hooydonk. “É por isso que acho seu trabalho tão inspirador. Ele sempre foi capaz de criar algo espetacular usando poucos elementos de design. Essa abordagem de tentar realizar mais com menos ainda é bastante moderna.”