Napa é ótima, mas não é única. Então, quais os melhores locais para visitar se você é fã de vinhos? Para responder, chamamos Joan Roca para nos ajudar. Como cofundador do serviço de viagens de luxo Essentialist, ele sabe quais os principais destinos do mundo e nos contou três locais para curtir um vinho que são originais e interessantes.
Quando visitar? “Qualquer época do ano já que a região tem temperatura moderada – o verão pode ser um pouco quente – mas recomendo uma imersão na cultura local durante o Valle Food and Wine Festival em outubro”.
Por que está fora do radar? “Embora o Vale de Guadalupe – apenas a 90 minutos ao sul de San Diego – seja conhecido pelos fãs de comida, a região ainda é subestimada em relação a destinos mais populares da Califórnia como Santa Barbara e Napa Valley. Vale dizer que a região de Baja California produz 70% dos vinhos mexicanos, que podem ser melhor apreciados nas mais de 100 vinícolas da ‘Rota do Vinho’ do vale”.
Quais os melhores vinhos da região? “Tintos e brancos encorpados de uvas como Nebbiolo, Cabernet Franc, Merlot e Chardonnay”.
Onde ficar? “Bruma – uma vinícola e hotel com oito quartos espetaculares e um restaurante excepcional, o Fauna, que conta com um menu diário preparados pelo chef David Castro Hussong e sua talentosa equipe”.
Quando visitar? “No final do verão/setembro/outubro ou no final da primavera para passeios pelos vinhedos. Dito isso, qualquer época é perfeita para visitar os bares de vinho da região assim como conhecer a gastronomia local”.
New York? Como ainda não faz sucesso? “Os vinhos da região de Nova York são normalmente descreditados em comparação a vinhos de outras regiões do mundo. No entanto, Finger Lakes tem produzido varietais cinco estrelas por décadas e os nova-iorquinos estão começando a se interessar”.
Que tipos de vinhos vou encontrar? “Brancos e tintos borbulhantes, que incluem Riesling, Chardonnay e Pinot Noir”.
Qual o seu lugar favorito na área? “Ravinous Kitchen, que oferece uma experiência da fazenda para a mesa com pratos sazonais inovadores cuidadosamente harmonizados com vinhos da vinícola artesanal Ravines Wine Cellar”.
Quando visitar? “Dias de sol moderado são mais comuns no final do verão e setembro embora turistas que queiram mergulhar na cultural local devem visitar a cidade durante a Semana do Vinho de Praga, que acontece no final de janeiro. Na primavera, fãs de vinho podem comparecer ao festival Praha Pije Vino, foca em vinhos naturais da Morávia”.
A República Tcheca não é conhecida pela cerveja? “Sim, a Morávia faz parte de um país conhecido mais pela cerveja que pelas uvas, mas essa área tem produzido vinho sem muito alarde desde os dias do Império Romano e vem ganhando popularidade após anos de crescimento no investimento e refinamento da indústria local de vinho”.
Que tipo de vinhos vou encontrar? “Variedades locais de uvas que produzem vinhos brancos tais como Gruner, Veltliner e Muller-Thurgau, assim como tintos de Frankovka, plantado na Europa Central”.
Alguma dica secreta para a viagem? “Recomendo uma ida à capital do país, Praga, seguida de uma viagem pela estrada através da Morávia até chegar na Áustria para provar ainda mais vinhos”.
Enviamos toda semana o que tem de melhor para aproveitar a vida com estilo.
0 Comentários