O pedido de casamento perfeito é geralmente um momento de criatividade – com um diamante no meio de tudo. Mas que fique clara uma coisa: comprar o anel não é um processo dos mais fáceis – principalmente se você quer dar algo especial para ela. É por isso que nós listamos os conselhos que nossos amigos da Ritani – “o Warby Parker dos diamantes” – para você encontrar o caminho mais fácil e tranquilo para chegar ao anel perfeito para o seu orçamento. Aqui estão as cinco dicas cruciais que você precisa saber antes de se ajoelhar:
Que tipo de anel ela realmente quer?
O pedido – e, por extensão, o anel em si – pode ser feito de duas maneiras: surpresa completa ou você pode inseri-la no processo para garantir que vai acertar na mosca em detalhes como estilo e tamanho. Agora, nós defendemos que nenhum seja feito em total surpresa (sejamos sinceros, se ela ficar muito surpresa, é provável que seja muito cedo). Então, o equilíbrio correto entre choque e “ah, é perfeito” é o alvo que você deve mirar.

Para chegar lá, comece dando uma olhada no tipo de anel que ela gosta. Ela quer um formato redondo clássico ou prefere um retrô-chic de pedras ovais? Ela quer um anel mais alto que garanta que a pedra seja vista ou um modelo mais low-profile que se encaixe no estilo de vida ativo dela? Ou talvez ela ama ornamentos mais vintage como os que a avó usava? Mas o mais importante, sempre pense na pedra – ou pedras. Você pode ficar surpreso em saber que quando se trata de diamantes o tamanho não é tudo – o corte que é. Mais sobre isso em breve. Por fim, resista à tentação de comprar o que você quer e ache o que ela quer – mesmo que isso signifique estragar um pouco a surpresa.
Que certificações de diamante realmente importam?
Ao escolher um diamante, é fácil se perder em meio a tantas certificações diferentes – e geralmente subjetivas, mas a Ritani evita a confusão oferecendo apenas pedras que sejam certificadas pelas duas mais respeitadas agências do ramo: GIA (Ciência Gemológica Internacional) e AGS (Sociedade Americana de Gemas). Gastar o seu dinheiro suado em um produto certificado por uma agência menos confiável pode deixá-lo com uma pedra de qualidade inferior e preço similar. “Os outros padrões não são tão rígidos quanto os da GIA”, explica Josh Marion, especialista da Ritani. “Por exemplo, um diamante com nota G pela GIA receberia nota F ou mais alta (A é o máximo) de outras agências”. Não é preciso ser um profissional do ramo para saber que seu dinheiro não pode ser desperdiçado em algo abaixo do melhor disponível.
O que são os “Quatro Cs” e por que eles são importantes?
Como todo esse papo sobre notas, é hora de mergulhar nos “Quatro Cs” – quatro características das pedras que você deve levar em conta. Esses critérios formam a base da nota (e, portanto, do preço) de todo diamante: Carat (Peso), Cor, Claridade e Corte.
Carat é simplesmente a medida de quanto o diamante pesa. Também pode estar relacionado ao tamanho da pedra, mas vale dizer que dois diamantes com o mesmo carat podem ter tamanhos completamente diferentes por conta de seus formatos, distribuição de peso e qualidade de corte. Como dito antes, embora o tamanho seja certamente importante, está longe de ser algo essencial – pedras realmente caras possuirão níveis igualmente raros de qualidade nos outros três critérios.
Sobre Cor, a nota de um diamante é medida pela quantidade de cor que a pedra reflete, e quanto menos, melhor. Essa escala em particular começa em “D” (nenhuma cor, mesmo sob intensa recepção) e vai até “Z”, isto é, um diamante que é amarelo ou amarronzado a olho nu.

A Claridade difere levemente da Cor por se referir especificamente a questões naturais do diamante (pequenas imperfeições criadas quando o diamante se forma). Enquanto pequenas marcas em um diamante são naturais, seu excesso podem tornar uma pedra menos desejável – especialmente se forem visíveis a olho nu. A terminologia da nota varia dependendo da agência de certificação, mas tanto GIA quanto AGS possuem o mesmo critério sobre a presença dessas marcas.
O Corte de um diamante diz respeito apenas ao talento do artesão – e também à qualidade das proporções e simetria da pedra. Um corte melhor vai determinar quanto luz um diamante captura e reflete e pode gerar mais brilho em cada ângulo. Aqui, há quatro níveis: Ideal, Muito Bom, Bom e Ruim.
Quanto tempo leva para um anel personalizado ficar pronto?
Se você não tem pressa – dar tempo a esse processo vai dar uma bela história que ela vai adorar recontar para amigas e parentes -, escolher uma pedra e solicitar uma personalização completa leva apenas de três a cinco dias úteis na Ritani. Seu anel será despachado de Nova York com todo o cuidado em um carregamento VIP da FedEx e com seguro completo. A peça, além disso, só poderá ser entregue em mãos e com a sua assinatura.
Devo fazer um seguro?
Com certeza, mas a Ritani também estará ao seu lado. Eles trabalham com diversas seguradoras que podem oferecer a melhor opção para você em qualquer produto vendido pela Ritani. Esses planos especiais vão proteger seu anel pelo valor total e vêm com garantia pelo resto da vida contra qualquer defeito de fabricação. Se você encontrar um defeito estrutural no anel, a Ritani vai consertar ou substituir a peça sem custos.
Se você agora já se considera pronto para fazer o pedido a ela – ou quer subir o nível de um anel que ela já tem – veja como é fácil (e surpreendentemente acessível) criar o anel dos sonhos aqui.