Você poderia ter tido uma noite na Muralha da China – ou quase -, ainda pode conhecer um hotel itinerante com paisagens exuberantes e, quem sabe, descolar uma diária acima da atmosfera terrestre. Mas vai ser difícil superar esta experiência: somos os primeiros humanos a assistir ao pôr-do-sol em Marte.
O privilégio foi oferecido pela sonda InSight, da NASA, que pousou há alguns dias em Elysium Planitia, na região equatorial de Marte. Desde o último dia 27, o InSight esteve tirando fotos e se banhando no sol sideral como um turista entusiasmado. No caso da máquina, no entanto, o bronzeado trata-se de exercício vital, já que ela é alimentada por painéis solares.

Apesar do registro maravilhoso, a sonda não está lá para passeio. Resultado de sete anos de pesquisa e condicionada a sete meses de viagem, a InSight marca o oitavo pouso bem sucedido em Marte e inaugura um novo episódio para a NASA no planeta vermelho. Pôr-do-sol poético à parte, o trabalho do robô é entender Marte por debaixo da superfície: o órgão americano está interessado em entender o subterrâneo do planeta, as dimensões de sua crosta, suas atividades sísmicas e afins. Sua missão deve durar dois anos.
Se quiser mergulhar no assunto, vale ler nosso breve guia para as novas aventuras marcianas – dos chineses a Elon Musk.