Uma festa com os amigos ou mesmo ir a um restaraunte nesse 5 de maio não é possível. Porém, você pode comemorar o dia em homenagem ao México para dar um gole de tequila, puro no copo ou em um coquetel. Esse é o tempo perfeito para dar uma renovada no seu bar com algo novo.
Para dicas sobre essa bebida, conversamos com Ivan Tejeda, diretor do maravilhoso Chablé Resort em Yucatán, que possui uma das maiores coleções de tequila do mundo.
Qual a melhor forma de desenvolver o paladar para tequila?
“Eu sugeriria que alguém novo no mundo da tequila deveria provar diferentes tipos para ter um melhor entendimento das variedades. Há cinco tipos de tequila: branco, prata, reposado, añejo e extra añejo. Embora todos tenham a mesma base, o tempo em que permanecem envelhecendo em barris de carvalho difere. Acredite ou não, a melhor expressão da tequila é adquirida se bebermos pura ou com gelo, sem aditivos. Dito isso, sucos de frutas cítricas são a melhor companhia para uma tequila.”
Como saber qual tequila se bebe pura e qual é boa para usar em drinks?
“Tequilas que possuem cores mais escuras foram envelhecidas, então elas são normalmente mais leves enquanto tequilas do tipo branca ou prata servem para coquetéis porque dão uma sensação de agave cru. Então, mesmo se você misturá-lo, seu paladar vai conseguir distinguir a tequila dos outros ingredientes no seu drink.”
Alguma opinião sobre a melhor hora para beber tequila?
“Não há nada melhor do que começar um jantar com amigos com um drink com tequila branca. Durante o jantar, recomendaria algo mais versátil como tequila prata ou reposado. Qualquer uma vai combinar bem com a comida. Já para depois do jantar, sugiro fortemente uma tequila extra añejo servida como um digestivo para completar a experiência.”
Aqui estão cinco botellas para ter no seu bar de casa:

Cada garrafa de Ciudad é lindamente decorada com o mapa da Cidade do México. As versões incluem uma tequila branca levemente defumada com notas picantes, um reposado que envelheceu 11 meses em carvalho branco e um añejo que permaneceu 24 meses em carvalho francês e carvalho branco americano. Ciudad foi a bebida oficial da festa para o filme Roma.

O visual pode confundir. Embora seja uma bebida transparente, ela foi envelhecida por três anos e meio em barris de whisky e Bordeaux, depois filtrada nove vezes e depois redestilada para cirar o que a QUI anuncia como “a primeira tequila extra añejo platinum”. A tequila tem ganho muita atenção e foi aprovada até pelo crítico do Wall Street Journal.

A especial Clase Azul Reposado é feita com agave Weber Blue e envelhecida por 25 meses. O carvalho usado, diz Tejada, torna a “experiência doce e suave, ótima para degustar”. E a garrafa, destaca ele, é feita com cerâmica talavera “que é linda e uma representação da cultura mexicana”. Cada garrafa é assinada no fundo por artesãos Mahazua e o mestre destilador.

Espolòn é envelhecida em barris menores que o padrão da indústria, garantindo maior contato entre o produto e a madeira. Depois de 10 meses, o añejo é finalizado em barris de Wild Turkey para mais sabor. Os rótulos da Espolòn são repletos de alusões artísticas a episódios da história do México.

O sabor suave da Camarena Silver com seu toque final no paladar conquistou prêmios em muitas competições de degustação.
Trazemos ainda a fórmula da margarita perfeita:
• 1 dose de Camarena Silver
• 1/2 dose de néctar de agave
• 1/2 dos de suco de limão
• 1/4 dose de Triple Sec
Misture com gelo. Coloque em um copo com mais gelo e decore com casca de limão.
Saúde!