UMA HISTÓRIA ILUSTRADA DO LOUIS XIII, O CONHAQUE MAIS EXCLUSIVO DO MUNDO

Louis XIII, o conhaque mais exclusivo e desejado do mundo, celebra seu aniversário de 120 anos. Em homanagem à ocasião, recomendamos fortemente uma degustação privada desse elixir da famosa casa Rémy Martin. E o acompanhamento perfeito desse líquido dourado é o novo livro publicado pela ACC Art Books no final do mês, Louis XIII Cognac: The Thesaurus.

Louis XIII
Louis XIII

Com um prefácio assinado pelo ator e fã de Louis XIII John Malkovich, esse livro de luxo e com lindas fotografias, com custo de US$ 175, oferece uma rica história ilustrada da bebida que cativou a todos ao longo dos anos, de reis a conhecedores – incluindo Malkovich e o cantor Pharell Williams, que também colaborou com a marca na criação artística do livro.

Louis XIII
Louis XIII

Nomeado em tributo ao Rei Luís XIII, monarca francês quando a família Rémy Martin se estabeleceu na região de Cognac, o Louis XIII é um blend de mais de 1,200 eaux-de-vie derivadas das prestigiosas vinícolas de Grande Champagne, cada uma funcionando há pelo menos 50 anos. A bebida é finalizada com apresentação em decanter de cristal Baccarat.

Louis XIII
Louis XIII

De acordo com o livro, a lenda conta que a origem do design do decanter foi um frasco encontrado no local da Batalha de Jarnac (1569), próximo à sede da Rémy Martin, cerca de três séculos após a batalha. Exibido pela primeira vez na Exposição Universal de Paris em 1900, o decanter é produzido pelo trabalho de 11 artesãos.

Louis XIII
Louis XIII

Baptiste Loiseau (acima), que atua como mestre do Louis XIII desde 2014, destaca que o lendário conhaque é “uma onda de emoções. Opulência e vivacidade, densidade e leveza, poder e vibração, Louis XIII é feito de picos e vales aromáticos que se sucedem. Essas sensações amadurecem em emoções; elas despertam memórias desconhecidas, experiências suprimidas”.

Esse precioso líquido equilibra notas de mirra, mel, rosas secas, ameixa, maderssilva, caixas de charuto, couro, figo e maracujá em “um blend incomparável”, diz a Rémy Martin. Loiseau declara que “a persistência aromática do Louis XIII é um milagre de proporções enormes. A garrafa esvazia, mas o corpo e o espírito do Louis XIII segue ali. Palpável e cheio de sonhos, tudo ao mesmo tempo”.

Louis XIII
Louis XIII

O livro não substitui o próprio conhaque que homenageia, mas chega perto – uma evocação cativante de tudo que diz respeito ao Louis XII, que é certamente uma das melhores bebidas do mundo.

Deixe um comentário